Meningite tipo B

Meningite tipo B

Agora temos uma nova vacina para aplicar nos pequenos, trata-se da Meningite tipo B, essa semana vou aplicar na Helena, então vamos falar um pouco dela hoje.

O meningococo B (MenB) é um dos principais causadores de meningite bacteriana no mundo. Para se ter uma idéia da gravidade da doença, de cada dez casos, dois são fatais. As meningites bacterianas, que representam de 20% a 40% das meningites, são consideradas as mais graves, devem ser tratadas com antibióticos e requerem hospitalização em UTI, devido à alta taxa de mortalidade. Já as meningites virais, que felizmente são a maioria, são bem mais leves e em geral não exigem internação. Raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

O que torna a enfermidade ainda mais traiçoeira é o fato de que seus sintomas são facilmente confundidos com os de uma virose, por exemplo. O paciente, a princípio, pode ter febre, náusea, vômito, dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Na sequência, pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Infelizmente, é bastante comum a pessoa ir até o pronto-socorro diversas vezes e voltar cada vez com um diagnóstico diferente. Entretanto, se ela não for tratada imediatamente, pode morrer  em poucas horas.

Como prevenir ?

O contagio é principalmente respiratório, pelo contato com a saliva, espirro e tosse. Ambientes fechados propiciam esse contágio, evitar esses locais e a nova vacina são as formas de se prevenir.

61acc9802a937418f52e30d4bacaf0a5-200x300

Quem e como deve ser vacinado ?

A partir de 2 meses, de acordo com o seguinte esquema :

– 2 a 5 meses: 3 doses com intervalo de 2 meses, além de reforço durante o primeiro ano

– 6 a 11 meses:2 doses com intervalo de 2 meses, reforço no 2 ano

– 1 a 50 anos: 2 doses com intervalo de 2 meses, sem reforço

 

 

Quanto custa ?

Na minha cidade os locais que pesquisei estão em torno de R$ 520,00

Essa vacina não faz parte do calendário publico, por isso, apenas em clinicas particulares e centros de imunização.

Então minha gente vamos lá vacinar os pequenos para deixarmos essa bactéria bem longe !!!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta