Desmame sem traumas

image

Queridas leitoras, pedido feito e nós atendemos !!
Vamos falar sobre o desmame ? Deem seu parecer também, assim ajudamos outras mães nesse processo !! ok ?😉😉
Quando fiquei gravida tinha muito medo de não conseguir amamentar, não sei porque esse medo, talvez porque era meu maior desejo, amamentar ! Pois sabia o quão importante seria para nós ( eu e minha filha). Quando ela nasceu meu leite demorou a descer, a Helena veio prematura com 8 meses ( tinha 35 semana ), o meu desespero começou , pediatra falando que ela perderia peso, ficaria desidratada ela não conseguia pegar o bico pois era tão pequenina ! Enfim comecei a colocar remédio pelo nariz para o leite descer e meu peito inchando, até que desceu ufaaaaa… já tinham passado 2 dias !! Ainda no hospital resolveram introduzir o leite artificial ( fiquei péssima), pois queria sim que o único alimento dela fosse o meu leite ! Viemos embora e na primeira noite em casa ela berrava de fome , mas não pegava mamadeira nenhuma e não conseguia pegar meu peito. Foi quando usei o bico de silicone, ai ela mamou perfeitamente ! Conto isso para dizer que não e fácil no começo ! Sou mãe de primeira viagem então nós duas estávamos nos conhecendo e aprendendo ! Mas insistam pois vocês irão se entender.
Helena mamou exclusivamente no peito ate os 5 meses e meio, ai iniciamos com fruta e posteriormente papinha, e ainda assim o único leite dela era o meu, pois não aceitava nenhum outro leite e nem mamadeira. E fui levando, mas escutava muita coisa do tipo – Ela nunca mais vai largar seu peito ? Ainda tem leite ai ? Esse leite não sustenta ? Mas você vai amamentar até quando ? Nossa daqui a pouco ela vai ter 3 anos e ainda no peito ? Enfim muitas coisas …
Mas nunca me importei com nada disso. Quando ela completou 1 ano e 2 meses, resolvemos que iríamos fazer uma viagem sem ela, foi então que resolvi que deveria desmamar, não sabia por onde começar, mas sabia que seria aos poucos , devagar e com ajuda !
Nessa idade ela mamava as 5h, as 09h , 15h e as 20h30 ( para dormir), então a primeira mamada retirada foi as 15h, quem ajudou foi minha mãe pois ela não pegava mamadeira comigo, começamos com o Nan ( ela não aceitou ) então fomos para o Aptamil ( é o leite que ela toma até hoje), minha mãe oferecia a mamadeira longe de mim e sempre distraindo ela, então ela mamava no colo de pé, sempre olhando um livro ou então minha mãe ia para rua com ela , esse tipo de distração ! Ok mamada das 15h retirada ! Passamos 2 semanas assim , quando eu tentava dar ela recusava ! Ai resolvemos retirar a mamada das 09h, foi então preciso ajuda da minha mãe também, essa hora eu já estava na minha mãe com ela e quem dava era minha mãe também ! Da mesma forma. Passou mais 1 semana e ela ainda não pegava a mamadeira comigo! Foi então que resolvemos retirar a mamada da noite ….. essa foi a pior ( pois era meu momento com ela, após o banho dela sentava no sofa do quarto dela, e era nosso momento de calmaria, de carinho, de rezar ) foi então onde meu marido entrou ! Primeira noite chorei tanto mas tanto , dei o banho nela e entreguei para ele, ela de inicio relutou, ele olhou para ela e disse que não tinha mais o leite de mamãe, Helena reclamou um pouco mas ele insistiu, até que ela mamou, sem choro ( graças a deus) , mamou pouco em torno de 100ml. E assim prosseguimos por 2 dias, foi quando no terceiro dia, eu disse vou tentar novamente eu dar a mamadeira ( nessa fase meu leite ja tinha diminuído muittttoooo), nessa noite ela pegou a mamadeira comigo , e então resolvi que no dia seguinte não teria a mamada das 5h . Ela acordou as 07h nesse dia , ai ofereci a mamadeira ela virou o rosto, conversei com ela dizendo que não tinha mais o leite, que agora seria sempre o tete . Ela recusou, sai então para sacada com ela e ficamos ali olhando para o céu ,  para o verde, então tentei dar novamente a mamadeira, ela aceitou! Depois disso cortamos de vez ! Tenho certeza que dessa forma não foi traumático e nem dolorido para ela. Foi muito mais para mim do que para ela. Meu leite secou de vez depois de umas 2 semanas. O que mudou na nossa vida com esse desmame, ela se desapegou um pouco de mim, agora pede muito mais ao pai, as noites são mais prolongadas ( ela vai das 20h30 ate as 07h00). Temos os pontos negativos também , depois que desmamei ela pegou 2 resfriadinhos ( fraco, muito fraco, tipo so coriza e tosse- durou 4 dias ) , mas ela nunca teve absolutamente nada quando eu amamentava ! Acho que foi ótimo amamenta-la até 1ano e 2 meses, se não fosse a viagem talvez prolongasse por mais 3 meses no máximo. Mas não me arrependo, foi tranqüilo, foi ótimo para nos duas !

Dicas para começar o desmame

  • Converse com o bebê , explique o que vai acontecer , eles entendem absolutamente tudo ;
  • Tenha a certeza de que é o momento certo , seu coração vai dizer ;
  • Peça ajuda para inserir a mamadeira , eles normalmente não pegam conosco, pois sentem o cheiro do leite ;
  • Passe tranquilidade e segurança para o bebe
  • Dê muito mais atenção e carinho ao bebê , pois será um momento de desligamento
  • Vá com calma no seu tempo e no do bebê;

Para as mamães que forem iniciar o desmame desejamos boa sorte e se precisarem de alguma ajuda estamos por aqui !!! Ah uma informação importante , a mamadeira que ela mais se adaptou foi a Lillo com bico redondo e o leite foi o Aptamil . Bjs

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta